Skinner e a sua importância na Educação
A importância de Skinner
para a Educação
“Eu apenas não acredito que um pai comum pode
fazer um bom trabalho. O que aconteceu no passado é que a cultura fomentou
rotinas para direcionar as crianças. Espanca-se pelo que fazem de errado; não
espanca-se pelo que fazem de bom; e assim por diante.
Cada uma dessas práticas produz certo tipo de
pessoa. Às vezes produzimos pessoas empreendedoras, às vezes pessoas
preguiçosas. Mas o ponto principal é que não temos mais culturas estáveis;
então o pai comum não sabe mais o que fazer.
Os livros sobre educação infantil são,
sobretudo, confusos porque você não pode aplicar o que eles recomendam: “Vá em
frente e ame seu filho”.
Isso
pode estar certo, mas você não pode simplesmente sair e comprar três litros de
amor. E se a criança realmente não for amável você não pode falsificar amor.
Falsificar amor é provavelmente a pior de todas as comodidades. “Mas eu
sinceramente não sei; e é por isso que eu tendo a ser um sonhador utópico.” Skinner.

Skinner
foi um grande teórico da educação, sua teoria comportamentalista, baseia-se no
condicionamento via estímulo-resposta. A base do trabalho de Skinner
refere-se à compreensão do comportamento humano através do comportamento
operante (Skinner dizia que o seu interesse era em compreender o
comportamento humano e não manipulá-lo).
Skinner
criou o método de ensino programado, ensino que poderia ser praticado sem a
intervenção do professor através de livros, apostilas ou máquinas.
A caixa
de Skinner foi utilizada nas escolas para moldar o comportamento dos alunos
através de matérias cuidadosamente sequenciadas e pelo fornecimento de
recompensas ou reforços apropriados a aprendizagem, a aprendizagem programada e
a máquina de ensinar eram meios apropriados para realizar a aprendizagem
escolar.
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Para
Skinner existiam duas formas de aprendizagem:
Condicionamento
Respondente (reflexo ou involuntário) é controlado por um estimulo precedente. Exemplo:
dilatação da pupila em contato com mudança repentina da iluminação.
Condicionamento
Operante (voluntário) é
controlado por consequência, estímulos que seguem a resposta exemplo: Dirigir o
carro.
No
ensino: Skinner percebia a deficiência nos métodos utilizado para ensino, os
exemplos são de coação, humilhação,
retirada de privilégios, meios utilizados para obrigar o aluno a fazer o que não
deseja esses ainda são utilizados nos
dias atuais uma vez que não há alternativas eficazes para a melhoria de técnicas
de ensino. Nas técnicas de ensino seus métodos aplicados à educação são simples
e direta.
Pontos importantes da Teoria
de Aprendizagem segundo Skinner.
“A palavra chave da
teoria de Skinner é comportamento”. Para ele, a aprendizagem concentra-se na
capacidade de estimular ou reprimir comportamentos, desejáveis ou indesejáveis.
Na sala de aula, a
repetição mecânica deve ser incentivada, pois esta leva à memorização e assim
ao aprendizado.
O ensino é obtido
quando o que precisa ser ensinado pode ser colocado sob condições de controle e
sob comportamentos observáveis.
Os comportamentos são
obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçado ou incentivado o
comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se torne
automático.
Dessa forma, segundo
Skinner, a aprendizagem concentra-se na aquisição de novos comportamentos.
A aprendizagem ocorre
através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada.
De acordo com a
teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor.
Em sua visão,
conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço –
estímulo do comportamento desejado.
O papel do professor
é criar ou modificar comportamentos para que o aluno faça aquilo que o
professor deseja.
É Adequada para
cursos técnicos, especialistas e treinamentos ou em atividades que visam
ensinar conteúdo e tarefas que se apoiam na memorização e fixação dos
conhecimentos, ainda hoje muito frequentes na educação.
A compreensão do
comportamento humano apoia-se em seu comportamento operante.
De acordo com
Skinner, o seu interesse está em compreender o comportamento humano, não e
manipulá-lo.
Em seus últimos anos,
Skinner atacou a psicologia cognitivista, afirmando que a educação é um modelo
que se dá do meio para o indivíduo, e não o contrário.
O modelo Behaviorista
de Skinner, em sua unidade conhecida como Behaviorismo Radical, é ainda muito
popular, crescendo anualmente em relação ao número de estudiosos.
Segundo ela, os
fenômenos mentais devem ser discutidos como padrões de comportamento.
Todo comportamento é
fruto de um condicionamento, e assim não existem habilidades inatas nos
organismos.
Skinner identificou Duas espécies
de aprendizagem
Para cada espécie de comportamento, Skinner
identifica um tipo de aprendizagem ou condicionamento. Associado ao
Comportamento Respondente está o Condicionamento Respondente, e
Associado a Comportamento Operante está o Condicionamento Operante.
O Primeiro tipo de aprendizagem, que é chamado de
"Condicionamento Respondente", e o segundo tipo de aprendizagem que
Skinner chama de "Condicionamento Operante".
O
Condicionamento Respondente "reflexo" ou "involuntário":
Skinner
acredita que essa espécie de Condicionamento desempenha pequeno papel na maior
parte do comportamento do ser humano e se interessa pouco por ele. Ex:
dilatação e contração da pupila dos olhos em contato com a mudança da
iluminação. Arrepios por causa de ar frio.
O
Condicionamento Operante:
O
conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que
ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo
Ivan Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo,
seja animal ou humano. O reflexo condicionado é uma reação a um estímulo
casual. O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada
resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à
ação. É o caso do rato faminto que, numa experiência, percebe que o acionar de
uma alavanca levará ao recebimento de comida. Ele tenderá a repetir o movimento
cada vez que quiser saciar sua fome.
O Reforço
Positivo:
É
importante ressaltar, que reforço, ao contrário do que pode pensar o senso
comum, não é uma simples recompensa. Para B. F. Skinner, reforço, pode ser
qualquer evento que aumenta a frequência de uma reação precedente.Um reforço
pode ser uma recompensa tangível. Pode ser um elogio ou uma atenção. Ou pode
ser uma atividade, como poder usar o carro depois que a louça estiver lavada,
ou ter uma folga depois de uma hora de estudo.
Reforços Primários e Secundários:
Os reforços primários - como receber alimento ou ser aliviado de um choque elétrico - são intrinsecamente satisfatórios.
Reforços Primários e Secundários:
Os reforços primários - como receber alimento ou ser aliviado de um choque elétrico - são intrinsecamente satisfatórios.
Os
reforços secundários são aprendidos.
Se um
rato numa caixa de Skinner aprende que uma luz sinaliza de maneira confiável
que a comida está chegando, ele vai se empenhar em acender a luz. Dinheiro,
boas notas, são exemplos de reforços secundários, cada um das quais está ligado
a recompensas mais básicas.
Caixa de Skinner
Devido à
sua preocupação com controles científicos estritos, Skinner realizou a maioria
de suas experiências com animais inferiores, principalmente o Rato Branco e o
Pombo. Desenvolveu o que se tornou conhecido por "Caixa de Skinner"
como aparelho adequado para estudo animal. Tipicamente, um rato é colocado
dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um fornecedor de
alimento. Quando o rato aperta a alavanca sob as condições estabelecidas pelo
experimentador, uma bolinha de alimento cai na tigela de comida, recompensando
assim o rato. Após o rato ter fornecido essa resposta o experimentador pode
colocar o comportamento do rato sob o controle de uma variedade de condições de
estímulo. Além disso, o comportamento pode ser gradualmente modificado ou
modelado até aparecerem novas repostas que ordinariamente não fazem parte do repertório
comportamental do rato. Êxito nesses esforços levou Skinner a acreditar que as
leis de aprendizagem se aplicam a todos os organismos.
Reforços
Imediatos e Retardados:
Para
ilustrar bem como funcionam esses dois tipos de reforços, pode-se usar como
exemplo um experimento de moldagem em que se condiciona um rato a apertar uma
barra. Antes de efetuar esse comportamento "desejado", o rato faminto
se empenhará numa sequência de comportamentos "indesejados" -
arranhar, farejar, andar de um lado para o outro. Qualquer desses
comportamentos que preceda imediatamente o reforço de comida tem mais
probabilidade de ocorrer de novo. Se você retarda o reforço da pressão da barra
por mais 30 segundos, permitindo que outros comportamentos interfiram e sejam
recompensados, não ocorrerá praticamente qualquer aprendizagem de apertar a
barra. Humanos, ao contrário de ratos, reagem a reforços bem mais retardados: o
pagamento do salário no fim do mês, a nota no fim do semestre, o troféu no campeonato.
Porém,
reforços pequenos, mas imediatos, são às vezes mais atraentes do que reforços
grandes, mas retardados. Fumantes, alcoólatras e outros usuários de drogas
podem saber que seu prazer imediato é mais do que contrabalançado pelos futuros
efeitos perniciosos, mas nem por isso abandonam seu vício.
Existem
duas formas de reforço que são: o positivo e o negativo.
No
reforço positivo quando o comportamento desejado é alcançado um elemento de
recompensa é adicionado. Para exemplificar o reforço positivo consideremos um
experimento onde um rato é privado de comida. Quando este puxa determinada
alavanca (comportamento desejado) é disponibilizado o alimento (elemento de
recompensa). Com o passar do tempo o rato ao sentir fome irá puxar a alavanca
para receber o alimento. Desta forma o indivíduo exposto ao reforço positivo
aprende o comportamento adequado.
No reforço negativo um elemento punitivo é adicionado ao ambiente e quando o comportamento desejado é alcançado este, é retirado. Para exemplificar temos novamente um experimento com um rato onde é colocado uma corrente elétrica ligada a sua gaiola. Esta corrente provoca um desconforto ao animal (elemento punitivo). Quando puxada uma alavanca (comportamento desejado) a corrente elétrica é desligada. Neste exemplo o choque elétrico é colocado como elemento punitivo que é eliminado ao conseguir o comportamento almejado. Após algum tempo o rato associa o ato de puxar a alavanca a extinção de seu desconforto e sempre que a corrente elétrica é ligada vai direto a alavanca. Como no reforço positivo, o negativo visa que o indivíduo aprenda o comportamento adequado a determinada situação.
O reforço negativo, não é um evento punitivo: é a remoção de um evento punitivo. Ambos utilizam de estímulos aversivos.
No reforço negativo um elemento punitivo é adicionado ao ambiente e quando o comportamento desejado é alcançado este, é retirado. Para exemplificar temos novamente um experimento com um rato onde é colocado uma corrente elétrica ligada a sua gaiola. Esta corrente provoca um desconforto ao animal (elemento punitivo). Quando puxada uma alavanca (comportamento desejado) a corrente elétrica é desligada. Neste exemplo o choque elétrico é colocado como elemento punitivo que é eliminado ao conseguir o comportamento almejado. Após algum tempo o rato associa o ato de puxar a alavanca a extinção de seu desconforto e sempre que a corrente elétrica é ligada vai direto a alavanca. Como no reforço positivo, o negativo visa que o indivíduo aprenda o comportamento adequado a determinada situação.
O reforço negativo, não é um evento punitivo: é a remoção de um evento punitivo. Ambos utilizam de estímulos aversivos.
As
punições podem ser de dois tipos
Por
adição (punição positiva), quando experiências aversivas são adicionadas.
Por
subtração (punição negativa), quando facilitadores do comportamento são
subtraídos. Ambas as técnicas levam a aquilo que chamamos de extinção.
A punição pode acarretar uma série de problemas: esse tipo de estimulação aversiva acarreta respostas do sistema nervoso, entendidas como ansiedade, depressão, baixa autoestima. Além do mais, o comportamento punido não é esquecido, ele é suprimido. Pode ser que após a estimulação aversiva ter sido eliminada, o comportamento volte a ocorrer: a criança pode simplesmente aprender a não dizer palavrões em casa, mas continuar a usá-los em outros lugares.
Ela também suprime o comportamento indesejado, mas não guia a pessoa para um comportamento mais desejável. A punição diz o que não fazer, o reforço diz o que fazer. Uma punição combinada com um reforço positivo de comportamentos desejáveis é mais eficiente.
Essa estimulação aversiva também pode provocar efeitos colaterais indesejáveis, como ansiedade e ensinar agressividade. Os psicólogos preferem dar mais ênfase ao reforço positivo do que à punição.
Programações de Reforço:
A punição pode acarretar uma série de problemas: esse tipo de estimulação aversiva acarreta respostas do sistema nervoso, entendidas como ansiedade, depressão, baixa autoestima. Além do mais, o comportamento punido não é esquecido, ele é suprimido. Pode ser que após a estimulação aversiva ter sido eliminada, o comportamento volte a ocorrer: a criança pode simplesmente aprender a não dizer palavrões em casa, mas continuar a usá-los em outros lugares.
Ela também suprime o comportamento indesejado, mas não guia a pessoa para um comportamento mais desejável. A punição diz o que não fazer, o reforço diz o que fazer. Uma punição combinada com um reforço positivo de comportamentos desejáveis é mais eficiente.
Essa estimulação aversiva também pode provocar efeitos colaterais indesejáveis, como ansiedade e ensinar agressividade. Os psicólogos preferem dar mais ênfase ao reforço positivo do que à punição.
Programações de Reforço:
Usando-se
esquemas de reforço contínuo, a aprendizagem ocorre rapidamente, mas sem o
reforço, a extinção ocorre rapidamente também. Na vida real, esquemas de
reforço contínuo são raros.
Programações de Ritmo Fixo:
Reforçam o comportamento depois de um determinado número de respostas.
Programações de Ritmo Fixo:
Reforçam o comportamento depois de um determinado número de respostas.
Programações de Ritmo Variável:
Reforçam a primeira resposta depois de uma quantidade imprevisível de
respostas.
Programações de Intervalos Fixos:
Programações de Intervalos Fixos:
Reforça a
primeira resposta depois de um período determinado
Programações de Intervalo Variável:
Programações de Intervalo Variável:
Reforça a primeira resposta depois de intervalos de tempo variáveis. Como
o questionário imprevisível que reforça o estudo, as programações de intervalo
variável tendem a eliciar respostas lentas e firmes. Caso os questionários
tornem-se previsíveis, os estudantes começarão a seguir o padrão de pára-começa
que caracteriza as programações de intervalo fixo (em outras palavras,
estudarão apenas na véspera).
A Máquina de Ensinar
A mais
conhecida aplicação educacional do trabalho de Skinner é sem dúvida Instrução
programada, e máquinas de ensinar.
Skinner
acredita que as máquinas de ensinar apresentam várias vantagens sobre outros
métodos. Estudantes podem compor sua própria resposta em lugar de escolhê-la em
um conjunto de alternativas. Exige-se que lembrem mais, e não apenas que reconheçam
- que deem respostas e que também vejam quais são as respostas corretas. A
máquina assegura que esses passos sejam dados em uma ordem cuidadosamente
prescrita. Embora, é claro, que a máquina propriamente dita não ensine, ela
coloca estudantes em contato com o professor ou a pessoa que escreve o
programa.
Em muitos aspectos, diz Skinner, é como um professor particular, no
sentido de haver constante intercâmbio entre o programa e o estudante. A
máquina mantém o estudante ativo e alerta. A máquina de Skinner permite que o professor
dedique suas energias a formas mais sutis de instrução, com discussão.
Materiais Programados (Instrução
Programada)
O sucesso
de tais máquinas depende, naturalmente, do material nelas usado. Podem hoje,
ser encontrados comercialmente numerosos programas em qualquer área de matéria,
mas muitos professores estão aprendendo a escrever seus próprios programas. Os
programas não precisam ser necessariamente usados em máquinas; muitos são
escritos em forma de livro. Todavia, um programa distingue-se de um livro de
texto, pelo fato do livro ser uma fonte de material a que o estudante se
expõe.
A
instrução programada leva o aluno a estudar sem a intervenção direta do
professor. As características deste método são: a matéria a ser aprendida é
apresentada em pequenas partes; estas são seguidas de uma atividade cujo acerto
ou erro é imediatamente verificado. O estudo é individual, "mas auxiliado
pelo professor", sendo assim o aluno progride em sua própria velocidade.
Em síntese, a instrução programada leva o aluno ao conhecimento e ao
aprendizado.
Skinner,
seguindo uma tradição de estudos científicos, faz estudos de laboratórios onde
conclui que somos sensíveis as consequências do nosso comportamento, agimos e
dependendo do resultado da nossa ação, nós voltaremos a agir da forma que agimos,
ou não.
Skinner
não tirou essas conclusões apenas das pesquisas em laboratórios com ratos, ele
já havia ideias e estudos voltados a isso. Porém, as pessoas acostumadas com
uma cultura e uma doutrina cristã, se sentem ofendidas por acreditarem que o
homem seria um ser impossível de ser estudado, pois era um ser “divino”, nunca
capaz de ser compreendido e estudado pela ciência.
Foi uma
rejeição quase que religiosa ao Behaviorismo, onde Skinner defende ao dizer que
entendia que o ser humano não podia ser comparado a um rato, pois o ser humano
é um ser de complexidade ímpar, com habilidades e capacidades impossíveis de
serem encontrados em outros seres, porém não somos seres alienígenas, que tem
princípios de comportamento totalmente diferente de outros seres vivos.
Skinner afirma
a todo tempo a complexidade do ser humano, que o que fazemos é determinado pela
nossa filogênese (o que somos enquanto espécie), ontogênese (como minha vida é
construída) e a cultura (Praticas que são transmitidas através do comportamento
verbal ou linguagens).
O grande
foco do Behaviorismo de Skinner foi em relação a aprendizagem, forneceu
inúmeras teorias e invenções para ajudar no ensino das escolas.
Com Fred
Keller, Skinner a partir dos princípios comportamentais, defende o Ensino
Individualizado, pregando que, quando o ensino é dado de forma individual, o
professor tem uma maior visão das dificuldades do aluno tornando a avaliação
praticamente natural.
Skinner foi um dos precursores do computador na educação, para ele, a
escola ideal é aquela que o aluno é atraído por ela, não por receio, mas porque
nela ele encontra as mais fortes razões de se manter o aprendizado mesmo depois
de sair dela. A educação para Skinner, é a chave da sociedade, é por ela que o
aprendiz encontra formas e habilidades que o tornem independentes e que depois
da escola, ele seja um ser que busque informações no decorrer de sua vida,
tornando o ser mais feliz e com sucesso profissional.
A grande
contribuição de Skinner, não só para uma, mas para todas as áreas, é a força
que a educação tem, onde ele concebe que os educadores podem compor o que ele
chama de Quarto Poder, Quarta Força ou Quarto Estado,
pois ele considera que os três existentes que seria a Religião, a Economia e a
Política, tem interesses que dizem a respeito a sua sobrevivência imediata e
não a sobrevivência da espécie, e que são apenas os educadores, os intelectuais
e os cientistas, que por conhecerem o que move o ser humano, serão capazes de
trabalhar a sobrevivência e a manutenção da espécie humana.
Skinner
foi um visionário na concepção de ensino levando em conta a sua época.
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